Dia: 18 de dezembro de 2025

  • Noticiário parisiense de 2018 movimenta racistas no Brasil

    Noticiário parisiense de 2018 movimenta racistas no Brasil

    Postagem de ódio na rede X.

    As redes bolsonaristas reativaram uma série de jargões xenofóbicos e racistas. Apresentando um vídeo de imigrantes franceses, ameaçando uma professora de morte, os bolsonaristas alertaram para a importância de retomar o discurso conservador, apoiando a extrema direita europeia. 

    Acontece que o vídeo é, na realidade, de 2018. Aconteceu no Lycée Edouard-Branly, em Créteil, região de Île-de-France (arredores de Paris), na França. Eram, na ocasião, dois adolescentes menores de 16 anos, franceses, que portavam uma arma de Airsoft. No mesmo dia, os jovens foram denunciados e se entregaram à polícia. Após curta detenção, foram liberados e cumpriram penas disciplinares. A professora foi liberada do trabalho por 8 dias para cuidados psicológicos.

    Os estudantes afirmaram tratar-se de uma brincadeira e que não tinham verdadeira intenção de coagir a professora. Não ficou claro, no noticiário, se a professora sabia ou não da encenação.

    O caso retornou às redes em decorrência de um discurso de Jeanine Pirro, Procuradora-Geral do Distrito de Columbia, que criticou as nações do Ocidente que cederam ao islamismo. “É hora de reagir!”, disse ela à Fox News. Ela ainda afirmou que acabara de voltar de Paris e que as festas de Ano Novo haviam sido canceladas por ameaças. A senhora Pirro é conhecida por sua islamofobia e teve seu programa cancelado pela Fox News por essa razão. Trump a fez procuradora em maio de 2025